A rede B&B Hotels apoia o Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem como foco alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Conhecido mundialmente como o mês de combate ao câncer de mama, em outubro acontecem diversas ações pelo país objetivando chamar atenção para a doença.

Este movimento surgiu na década de 90, quando o laço cor-de-rosa, símbolo da luta, foi distribuído na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, com objetivo de arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. No Brasil, a primeira ação do Outubro Rosa aconteceu em 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Na ocasião, o Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista teve a sua iluminação alterada para cor-de-rosa.

Atualmente diversas instituições do mundo todo abordam o tema e revelam para as mulheres e a sociedade não só a importância de olhar com atenção para a saúde, mas também a de contribuir na luta pelo direito a um atendimento médico de qualidade e de suporte para os seus tratamentos.

O câncer de mama é um dos tumores mais comuns, sendo que 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Os especialistas são unânimes ao alertar que os autoexames não substituem o exame clínico das mamas. Por isso, o indicado é que mulheres a partir dos 40 anos façam anualmente o exame clínico das mamas e aquelas entre 50 e 69 anos, caso não possuam histórico de câncer de mama na família, se submetam a mamografia, pelo menos, a cada dois anos. As mulheres com histórico da doença, devem procurar acompanhamento individualizado.

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, no primeiro semestre de 2020, com a pandemia de covid-19, o rastreamento mamográfico despencou no Brasil. Os números levam em conta as mulheres atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e mostram que se antes os dados eram preocupantes, agora são alarmantes, pois houve redução de 2,1 milhões mamografias realizadas em 2018 e 2019 para 1,1 milhão até julho de 2020, o que poderá trazer grandes prejuízos para as mulheres, como o aumento do tumor, menor chance de cura, entre outros.

Este ano, a Sociedade Brasileira de Mastologia escolheu para a sua campanha no Outubro Rosa o mote “Quanto Antes Melhor”, que serve para lembrar a importância de manter hábitos saudáveis, como atividade física e boa alimentação, além de exames e consultas em dia.

A campanha Outubro Rosa ajuda na conscientização de milhares de mulheres contra o câncer de mana. A rede B&B Hotels te convida a participar desta campanha também. A prevenção ainda é o melhor remédio!