A B&B Hotels demonstra seu apoio à campanha Setembro Amarelo. Através de comunicados em hotéis, disponibilizados nas unidades, foi reforçada a importância da conscientização ao tema, como forma de refletir sobre maneiras de prevenir e reduzir o número de mortes causadas pelo suicídio no país.

O dia 10 de setembro é mundialmente celebrado como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por isso a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza desde 2015 o Setembro Amarelo, uma campanha para prevenção do suicídio, embora as ações voltadas para o tema aconteçam durante todo o ano.

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública e uma das principais causas de mortalidade no Brasil e no mundo. Os números divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) são alarmantes. Segundo a organização, anualmente um milhão de pessoas tiram a própria vida em todo o mundo. No Brasil são registrados cerca de 12 mil suicídios ao ano, e esta triste realidade atinge cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. A maioria deles se relacionam a transtornos mentais, sendo a depressão em primeiro das causas, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Na grande maioria das vezes este é um problema que pode ser prevenido e uma das formas mais eficientes para isso é a educação. Ou seja, não tratar o assunto como um tabu e sim falar abertamente sobre ele, para que as pessoas que precisam não tenham dificuldades em procurar ajuda.

O CVV — Centro de Valorização da Vida, associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, que presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato, recomenda caso haja uma desconfiança que alguém próximo está pensando em suicidar-se, manter um diálogo aberto, respeitoso, empático, compreensivo e mostrar-se à disposição, caso ela queira conversar novamente. Se a pessoa parecer estar decidida quanto a isso, é primordial contatar os serviços de saúde mental para que ela seja auxiliada por um profissional habilitado para isso.

Um dos principais canais disponíveis de forma gratuita para solicitar ajuda é o próprio CVV. Os contatos são feitos pelos telefones 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail. Nestes canais, são realizados mais de 2 milhões de atendimentos anuais, por aproximadamente 3.400 voluntários, localizados em 24 estados, mais o Distrito Federal.

A campanha Setembro Amarelo salva vidas, por isso a rede B&B Hotels te convida a participar desta campanha também, divulgando o Setembro Amarelo entre os seus amigos, conversando com pessoas próximas sobre como elas estão e ajudando na conscientização sobre este importante tema!